LEIA NA ÍNTEGRA O DISCURSO DO ECONOMISTA ''MAMADU LAMARANA BARI'' NA (A.N.E)-BRASIL

O economista guineense Dr:Mamadu Lamarana Bari graduado em Ciências Econômicas pela universidade católica do salvador (UCSAL) desde 1985, me...

O economista guineense Dr:Mamadu Lamarana Bari graduado em Ciências Econômicas pela universidade católica do salvador (UCSAL) desde 1985, mestre em teórias econômicas na universidade federal da Bahia (UFBA) em 1992 e Doutor em economia aplicada, falava aos novos acadêmicos empossados na Academia Brasileira de Ciências Econômicas, política e sociais, em Dezembro do ano passado.

O discurso:

SAUDAÇÃO AOS ACADÊMICOS DA ACADEMIA NACIONAL DE ECONOMIA - ANE 

Excelentíssimo Senhores  
Dr. Arlindo Pereira Silva – Presidente da ANE 
Dr. Oswaldo Alves de Mattos – Presidente de Honra da ANE 
Em nome do qual cumprimento todos os membros da mesa e desta Magna Assembleia. 
Excelentíssimos Senhores Confrades  
Minhas Senhoras e meus Senhores, 

Não poderia começar a minha saudação sem olhar para esta Magna Assembleia de Homens Notáveis que honram com suas vestes o nome e a pluralidade que representa esta Instituição quase octogenária que sempre se colocou a serviço da sociedade e desta nação plural que amamos e perfilamos pela sua grandeza e soberania que representa na América Latina, e saudá-los respeitosamente. 
A Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, notadamente chamada ANE, é uma das Instituição que juntamente com suas congêneres contribuem para o desenvolvimento do pensar e de criar desta grande nação da América do Sul. Estamos falando do Brasil, um país plural, mosaico étnico e cultural de povos e raças que aqui aportaram nos séculos passados. O país que cultiva seus valores ocidentais, mas que não nega também seus valores étnicos e culturais. O país onde a razão helênica convive diuturnamente com a emoção africana, fazendo com que o Eu e o Outro coabitem em paz e convivam em busca do Existir, porque o Sentir já aproximou e uniu os diferentes a partir da memória muscular1 que trasmuta séculos e anos luzes que separam o momento vigente da respectiva origem. Assim foi, assim é e assim será para todo sempre no Brasil.  

A frase representativa à epoca, “ Penso logo Existo”, dita pelo filósofo francês René Descartes (1596-1650), marcou a visão do movimento Iluminista que colocava a razão humana como única forma de existência. Descartes, considerado o fundador da filosofia moderna, chegou a conclusão desta célebre frase enquanto buscava traçar uma metodologia para definir o que seria o “verdadeiro conhecimento”, onde com essa afirmação desejava obter o conhecimento absoluto, irrefutável e inquestionável. 
Inquestionavelmente outro pensador africano, Leopoldo Sedar Senghor, que teve contato com este valor ocidental largamente difundido, mostra como a existência no sentir africano - intuitiva por participação é marcada pelo brio da sua vivência social que se traduz na forma como pensa e sente a existência – a Emoção,contrasta dialeticamente com o marco existencial europeu ocidental baseada na razão “Ego cogito, ergo sum sive existo”. Ou resumida na expressão “cogito ergo sum”. A atitude do homem negro marcada pela emoção é que o possibilita elevar-se a um estágio superior de consciência. Por isso Senghor afirma que "A emoção é negra, assim como a razão é helênica". A atitude do negro frente ao mundo e aos outros é de abandono e comunhão ao mesmo tempo. Em si o negro é um campo de impressão, que através da sensibilidade descobre o outro. Da mesma forma que nesta interação ele não vê o objeto, mas o sente, "é na sua subjetividade, no limite de seus órgãos sensoriais que ele descobre o outro". A emotividade, portanto, é o elemento essencial e constitutivo do negro. 

No Brasil o tempo todo a razão europeia cartesiana “Eu Penso logo Existo” está em sintonia com o objeto sensorial africano “Eu sinto o Outro, eu danço para o Outro, então eu Sou”. Por isso, vive-se uma verdadeira simbiose cultural e racial no Brasil. Isso o transforma em marca que não se pode apagar nas memórias que retratam a formação do povo brasileiro. Esta é a marca mais importante de identificação entre os diferentes que faz o existencialismo do homem brasileiro o mais radiante e o mais contagiante no mundo contemporâneo. 

A visão da Academia e a convivência acadêmica, portanto, não é diferente desta convivência cultural e existencial. Na Academia se pratica vivencia e se reafirma o compromisso de contribuir para o desenvolvimento do pensar e do criar que são as bases sólidas do conhecimento. 

Nessa ordem de ideia é que tributo a minha concordância às palavras do Acadêmico Celso Lafer que sublinhava em dado momento do seu discurso de Posse na Academia Brasileira de Ciências que “o congregar para o conhecer passava necessariamente pelo convívio acadêmico e que uma das notáveis características da Academia é a acepção ampla da convivência por ser uma instituição de conteúdo”. Neste contexto, vejo a Academia com suas múltiplas definições e designações como congregação do saber na dimensão cultural e escolástica. Aqui convivem saberes onde todos estão compromissados com os ideais de doar para ser.  

Ilustres Acadêmicos e confrades, minhas senhoras e meus senhores  
É com honra e muita satisfação que me dirijo a esta Assembleia Magna de notáveis homens do saber que compartilham saberes para saudar os novos Membros Titulares Acadêmicos e a Diretoria que foram indicados e eleitos, que agora tomam posse. 
Saúdo ainda, particularmente a todos os Confrades, imortais acadêmicos, figuras ilustres no cenário sócio-político e econômico brasileiro que se juntam aos talentos desta Magna Congregação trazendo as experiências de suas realizações intelectuais e profissionais para prestigiar e somar a esta instituição do saber e da cultura que é a Academia Nacional de Economia – ANE. Instituição fundada há 74 anos, com a finalidade de promover e estimular o desenvolvimento da investigação, em qualquer domínio do conhecimento, e que hoje pode-se dizer que se inscreve na vanguarda das reflexões sobre temas socioeconômicos considerados essenciais para atual conjuntura brasileira.

                                                    Muito obrigado

Acadêmico Mamadu Lamarana Bari
Titular da Cátedra nº 116 Vice-Presidente Ouvidor Geral
                                     


COMMENTS

Nome

Arte,8,Caça Talentos,6,Conhecer a Guiné-Bissau,38,Cultura,33,Desporto,25,EDUCAÇÃO,3,ENTREVISTA,3,ESTUDANTES,5,Eventos,47,Famosos,8,Gastronomia,5,Historia,4,Jornalista,3,JUVENTUDE,7,lançamentos,40,Letras,2,Moda,16,Mundo,5,Música,18,Obras,12,Poema,3,politica,9,Política,17,SAÚDE,4,Tecnologia,4,Turismo,16,ULTIMA HORA:,5,Viagem,9,video,4,Vídeos,2,
ltr
item
PROJETO ONE-GB: LEIA NA ÍNTEGRA O DISCURSO DO ECONOMISTA ''MAMADU LAMARANA BARI'' NA (A.N.E)-BRASIL
LEIA NA ÍNTEGRA O DISCURSO DO ECONOMISTA ''MAMADU LAMARANA BARI'' NA (A.N.E)-BRASIL
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHSBGjR4vp-j023NqIkga9xX9ti13-NSywCfbvJAHOnKG26grnrjgkPJyZHO4zbBReL1VaXWK08mLAHi27MHTNlk8ALJI6FiHt-WWR2E6D9M1Pp3B-FbaWviYKU1nDQLENJ_lmi8MZHFY/s320/IMG-20190804-WA0013.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHSBGjR4vp-j023NqIkga9xX9ti13-NSywCfbvJAHOnKG26grnrjgkPJyZHO4zbBReL1VaXWK08mLAHi27MHTNlk8ALJI6FiHt-WWR2E6D9M1Pp3B-FbaWviYKU1nDQLENJ_lmi8MZHFY/s72-c/IMG-20190804-WA0013.jpg
PROJETO ONE-GB
https://projeto1gw.blogspot.com/2019/08/leia-na-integra-o-discurso-do.html
https://projeto1gw.blogspot.com/
http://projeto1gw.blogspot.com/
http://projeto1gw.blogspot.com/2019/08/leia-na-integra-o-discurso-do.html
true
4405690883588590212
UTF-8
Todos os artigos carregados Nenhuma postagem encntrada VER TODOS Leia Mais Comentário Cancelar comentário Apagar Por: PÁGINA INICIAL PÁGINAS POSTAGENS VER TODOS RECOMMENDADOS MARCADORES ARQUIVOS Pesquisar TODOS OS ARTIGOS Não encontrado nenhum resultado concernente a sua pesquisa Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais que 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Partinhe para desbloquear Copiar todos os códigos Selecionar todos os códigos Todos os Códigos copiados para a sua área de transferência Não se podecopiar este texto / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar