Chegada O aeroporto de Bissau não costuma levantar problemas aos passageiros. O processo de verificação de documentos é rápido. Quem tem o v...
Chegada
O aeroporto de Bissau não costuma levantar problemas aos passageiros. O processo de verificação de documentos é rápido. Quem tem o visto tirado online é dirigido a um gabinete onde um funcionário superior coloca um carimbo e rubrica o passaporte. Depois, passa-se pela verificação de bagagem que também tende a ser simples. Umas perguntas sobre o que se leva, uma vista de olhos ao interior e pronto.
Como em toda as fronteiras, é melhor manter um sorriso e uma atitude amigável com os funcionários. Não faz mal nenhum e pode dar um jeitão. Quanto ao transporte para o centro, vai depender: há táxis, que podem custar entre 1000 a 1500 CFA, dependendo da hora e do seu poder de negociação. Isto significa, entre 1,50 Euros a 2,25 Euros. Não pague mais de 1500 CFA. Mas note que é normal que venham outros passageiros no táxi. Ou que sejam apanhados a meio do caminho.Outra nota: o CFA, o Franco da África Ocidental, é usado numa série de países, assim como o Euro na Europa. Nomeadamente na Guiné-Bissau, no Senegal e na Guiné-Conakry, entre outros.
Se chegar antes das 21:00, saia do recinto do aeroporto, se for necessário pergunte, e apanhe um toca-toca, que são as carrinhas que constituem os transportes públicos em Bissau. Não chegam ao centro mas deixam-nos a uma distância caminhável, uns mil metros, do centro histórico.
Se está a viajar por terra é provável que chegue à Paragem Central, um terminal de transportes terrestres consideravelmente afastado do centro. É preciso ir até à estrada principal e apanhar um Toca-Toca para o centro. Ou negociar com um taxista. Veja a localização no mapa no fim deste artigo.

COMMENTS