Nasceu em 30 de agosto de 1997 (idade 20 anos), na Guiné-Bissau Médio defensivo de 1,90 cm, natural de Bissau, foi no clube da terra – o Fid...
Nasceu em 30 de agosto de 1997 (idade 20 anos), na Guiné-Bissau Médio defensivo de 1,90 cm, natural de Bissau, foi no clube da terra – o Fidjus di Bideras – onde começou a dar os primeiros passos no futebol antes de receber alcunha ‘’Pogba guineense’’ era mais conhecido no seio dos colegas como ‘’Café’’. Ali permaneceu até, em 2014/15, sair para os Juniores do Benfica, onde ficou dois anos. Da Guiné para Portugal. Foi na terra natal onde deu os primeiros pontapés na bola, mas foi o Benfica que o preparou para o mundo do futebol profissional.
Com 46 jogos (entre Campeonato Nacional e UEFA Youth League), 2992 minutos e 12 golos marcados. É este o balanço de duas temporadas com o símbolo do Benfica ao peito. Por empréstimo dos encarnados, estreou-se em 2016/17 pelos Seniores do Vilafranquense. Do Campeonato de Portugal, onde foi titular induscutível, seguiu para a Primeira Liga. Alfa Semedo chegou ao escalão máximo do futebol português pela porta do Moreirense – onde, em duas épocas, realizou 68 jogos e apontou sete golos (34 partidas oficiais, 28 para a Liga NOS e três golos apontados se contabilizarmos apenas o que se passou em 2017/18) –, pegou de estaca na equipa, foi uma das revelações da Liga NOS e adquiriu o bilhete de regresso ao Benfica.
Aquando da sua passagem pelo Vilafranquense, os companheiros chamavam-lhe “Pogba guineense”, até porque na altura era um 8 com capacidade de chegada à área. Contudo, em Moreira de Cónegos recuou uns metros, para a posição de médio defensivo.
Convicto de que, aos 20 anos, Alfa Semedo está já «mentalmente preparado» para se fixar no plantel de Rui Vitória, ressalva que o lugar de Fejsa no meio-campo dos encarnados não está, por ora, ameaçado.
Por: Mamadu Aliu Djalo




COMMENTS